Canindé recebe mais de 400 mil romeiros nos festejos de São Francisco das Chagas


Aproximadamente 30 mil fiéis rezaram e agradeceram a São Francisco das Chagas em procissão pelas ruas de Canindé, no interior do Ceará, na tarde desta quinta-feira (04), marcando o encerramento dos festejos dedicados ao santo. Durante 11 dias, desde 24 de setembro, mais de 400 mil romeiros de todo o País peregrinaram para o município em virtude do evento religioso. A estimativa é do reitor da Paróquia Santuário de São Francisco, frei Marconi Lins. “A maioria (veio) do nosso Nordeste”, destacou.

A procissão de "São Francisquinho” reuniu os milhares de romeiros que chegaram para cumprir promessas e acompanharam a estatueta do Santo, com 65 centímetros de altura, entoando cânticos em louvor ao protetor dos pobres e patrono de quem cuida dos animais. Essa tradição é repetida há mais de 250 anos. A devoção ao padroeiro teve início em 1758.

Ato de fé

As comemorações de 2018 superaram as expectativas, seja em organização ou na participação dos romeiros. “Nestes quatro anos que acompanho a realização desta festa franciscana, esta foi a melhor, em todos os sentidos, principalmente na tranquilidade, no acolhimento, na segurança, nas parcerias com a Prefeitura e no trabalho dos voluntários”, completou o frei Marconi Lins.

Focada no tema deste ano, “Senhor fazei-me instrumento da vossa paz”, a Paróquia Santuário abordou essa problemática social nos festejos, acolhendo estudantes, esportistas, radialistas. Para os festejos do próximo ano, o título será “Faça o bem. Sejam os meus imitadores como sou do Senhor”, outra citação de são Francisco, demonstrando o amor ao próximo, acrescentou o líder religioso.

Fonte: Diário do Nordeste
Compartilhar no G+