Ipu (CE): Em entrevista, coordenador do Hemoce fala sobre coleta seletiva de sangue no PSF da Mina

Uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará–Hemoce, Regional de Sobral esteve nesta quarta-feira (03-10-2018) realizando a 2ª Etapa de Coleta Regional de Sangue para o ano de 2018 com a campanha "Doe sangue, salve vidas". Durante toda a manhã foi satisfatória a quantidade de doadores que se dirigiram até Unidade Básica de Saúde – Vereador José Alves Araújo no Bairro da Mina, em Ipu.

O Secretário de Saúde do município de Ipu, Antônio Glaydson Martins esteve visitando a Unidade Básica de Saúde, ocasião em que ficou satisfeito pela grande quantidade de doares que lotou deste muito cedo as dependências da UBS. Cento e vinte bolsas são a estimativa desta segunda coleta seletiva do Hemoce.

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

Requisitos básicos:

* Estar em boas condições de saúde. * Ter entre 16 e 69anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização). * Pesar no mínimo 50kg. * Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). * Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). * Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Entrevista realizada pelo repórter Ademir Gregório com o coordenador do Hemoce.



Com informações e foto do site da prefeitura
Compartilhar no G+