Ipu (CE): Vigilância Sanitária promove reunião intersetorial de esclarecimento à criadores de suínos sobre a Peste Suína


Aconteceu na manhã desta terça-feira (23/10), no auditório da Ematerce, uma reunião de esclarecimento aos criadores de suínos de Ipu. A iniciativa partiu da Vigilância Sanitária e contou com a colaboração de instituições municipais e estaduais.

O médico veterinário Munis, Coordenador da Adagri de Ipu, explicou aos criadores os sintomas característicos da Peste Suína: hemorragia, que pode levar à morte; febre alta; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarréia; falta de apetite; esterilidade e abortos. Leitões são mais fáceis de serem acometidos.

Munis asseverou que em havendo suspeita, o criador deve, obrigatoriamente, comunicar a qualquer das seguintes autoridades competentes: Adagri, Ematerce, Secretaria de Agricultura de Ipu e Vigilância Sanitária. Que compete aos técnicos da Adagri dirigir-se ao local de suspeita e ao ser constatado os sintomas clássicos de Peste Suína, é feita a coleta de amostra de sangue para exame de confirmação. Uma vez confirmada a positividade viral, os animais contaminados são sacrificados.

Cabe salientar, que por se tratar de uma doença viral, as formas de contaminação podem ocorrer por vários meios: alimentos ou água contaminados; animais infectados; veículos e instalações contaminados; contato com cadáveres de animais infectados; equipamentos contaminados, roupas e calçados de indivíduos que mantiveram contato direto com animais doentes ou em período de incubação da doença (em geral a incubação é de 4 a 6 dias, com um intervalo de oscilação de 2 a 20 dias).

Durante o encontro, Munis trouxe a informação da ocorrência da doença citada em Varjota. Dr Alberto Martins comentou da suspeita de Peste Suína em Reriutaba. Chamou atenção o fato do Coordenador da Adagri local ter sido convocado para averiguar mortes de suínos no distrito ipuense de Abílio Martins, segundo relatos, morreram cerca de 40 porcos de forma misteriosa por lá.

Na ocasião da reunião, além de criadores, também estavam presentes a senhora Suilan Aragão, Coordenadora da Vigilância Sanitária; Dr Alberto Martins, Secretário de Agricultura; Gilmar Ferreira, Gerente da Ematerce de Ipu; Dr Ricardo Coelho, Médico Veterinário da Vigilância Sanitária; Dr Glaidson Martins, Secretário de Saúde; Tarcísio Miranda, Técnico da Secretaria de Agricultura.

Fonte: Expresso Ipu
Compartilhar no G+