Ceará tem chuva em 107 cidades; Morada Nova registra 91 milímetros

Previsão da Funceme para os próximos dias é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-sul. Em Iguatu, um internauta registrou forte neblina. — Foto: Fernando Moura de Queiroz

Choveu em pelo menos em 107 municípios no intervalo, entre a manhã de domingo (17) e as 7h desta segunda-feira (18), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, registrou 91,7 milímetros. A segunda maior precipitação foi registrada em Icó, na Região Centro-Sul, com 85 milímetros. Em Iguatu, a chuva de 47 milímetros veio acompanhada por uma forte neblina. O internauta Fernando Moura de Queiroz registrou a neblina no Centro da cidade.

A principal causa das precipitações mais intensas, de acordo com a Funceme, é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que apresenta-se próximo à costa norte do Ceará, assim como a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está posicionado sobre o sul do Estado do Maranhão.

Fonte: G1
Compartilhar no G+