Professores de 53 cidades do Ceará terão reajuste salarial


Em Caucaia, as negociações chegaram a um nível crítico e docentes não terão salário reajustado.

Levantamento realizado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) junto aos sindicatos de servidores e professores filiados constata que chegou a 53 o número de cidades no Ceará que já reajustaram o salário dos profissionais do magistério.

Em 50 municípios a reposição salarial foi igual ao índice estipulado pelo Ministério da Educação, de 4,17%. Já em três localidades, Crateús, Sobral e Cariré, que lideram o ranking, os educadores conquistaram respectivamente 6,17%, 6% e 4,5% de aumento em 2019. Em quase todos os lugares o aumento foi aplicado de forma linear, ou seja, contemplando igualmente educadores com ensino médio, graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Porém, em Senador Pompeu, a categoria só alcançou os 4,17% no nível 1, que abrange os professores com ensino médio. Os demais grupos da carreira do magistério não tiveram crescimento na remuneração, conforme o sindicato dos servidores do município.

0% em Caucaia

Em Caucaia, as negociações chegaram a um nível crítico. A Prefeitura, na terceira rodada de discussão com o sindicato local, surpreendeu ao informar que o prefeito Naumi Amorim não irá conceder nenhum aumento para os professores neste ano. Em repúdio ao ato do gestor, a categoria realiza uma série de protestos.

Entenda

O percentual de reajuste para 2019, de 4,17%, é calculado pelo Governo Federal de acordo com os mecanismos da Lei Federal Nº 11.738/ 2008, que criou o Piso e a Carreira Nacional da categoria.

Veja a lista de municípios com reajuste de 4,17%

Acarape, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Antonina do Norte, Aquiraz, Barbalha, Barreira, Baturité, Brejo Santo, Campos Sales, Capistrano, Cariré, Caririaçu, Catunda, Choró, Chorozinho, Cruz, Fortaleza, Frecheirinha, Graça, Guaiúba, Hidrolândia, Horizonte, Iguatu, Ipaumirim, Ipueiras, Itarema, Jati, Jucás, Madalena, Maranguape, Massapê, Milagres, Miraíma, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Orós, Pacujá, Pentecoste, Piquet Carneiro, Poranga, Saboeiro, Senador Pompeu, Tamboril, Tejuçuoca, Trairi, Ubajara, Varjota e Várzea Alegre

Fonte: CNEWS
Compartilhar no G+