Ipu no desfile da União da Ilha que celebra a cultura do Ceará pelas obras de Rachel de Queiroz e José de Alencar





Quarta escola da madrugada desta terça-feira (5) promoveu encontro entre escritores cearenses em desfile sobre mar, seca e costumes do estado.

União da Ilha celebra a cultura do Ceará pelas obras de Rachel de Queiroz e José de Alencar
O dragão de Ipu e o tesouro Holandês

A União da Ilha do Governador levou a cultura e os costumes do Ceará à Sapucaí na madrugada desta terça-feira (5) com um enredo sobre as obras dos escritores Rachel de Queiroz e José de Alencar. A escola foi a quarta desta segunda noite de desfiles do Grupo Especial.

A comissão de frente misturou tradição com modernidade ao mostrar um cortejo de sertanejos pedindo salvação, até serem abençoados por um Padim Ciço voador – um "milagre" realizado com um ator em cima de um hoverboard Obras como "Iracema", "O Guarani" e "O sertanejo", de José de Alencar, e "As três marias", "O quinze" e "Memorial de Maria Moura" serviram como inspiração direta de fantasias e alegorias.

A escola também usou diversas obras de arte produzidas diretamente no estado, como esculturas, fantasias e rendas. E até a bateria se inspirava nas tradições locais com o uso de uma sanfona

Através do legado dos autores, o carnavalesco Severo Luzardo Filho chegou a seu terceiro desfile na União da Ilha explorando a culinária, as belezas naturais, a cultura e a fé do Ceará para tentar o primeiro título da escola no Grupo Especial.


"Iracema", por exemplo, foi representada em alas sobre a bica do Ipu, rendas, artesanato de palha e o velho guajará. 

Ala Bica do Ipu


A bateria também homenageou Padre Cícero, o Padim Ciço, milagreiro não reconhecido pela Igreja que atrai milhares a Juazeiro do Norte, e que inspirou inúmeros cordéis.

Em 2018, a União da Ilha ficou na décima colocação com um enredo sobre a culinária brasileira. Este ano voltou a dar espaço para comidas e guloseimas, com os sabores do sertão, como o doce típico alfenim.

A escola ainda aproveitou para homenagear outras celebrações. Boi-bumbá, chitão, reisado e festa de São Pedro dos pescadores coloriram tanto fantasias quanto carros.

Fonte: G1/CE

UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR 2019 - DESFILE COMPLETO



Fonte do vídeo: Enredo e Samba no Youtube 




Compartilhar no G+