Ipu (CE): PSF's realizam ações do 'Agosto Dourado'


O mês de agosto é conhecido como "Agosto Dourado", porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.


Há cerca de vinte anos, celebra-se no mundo todo, essa campanha em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Atualmente, é considerada um veículo que promove o aleitamento em 120 países. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e pela elaboração e distribuição de cartazes e folders. E o tema deste ano traz um assunto amplo, que vem de encontro a uma situação atual do mundo: “A amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável”. E

Este assunto exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica do aleitamento, já que amamentar reduz morbidades, mortalidade, desigualdades, violência e danos ambientais. Em nosso país, somente cerca de 9% das crianças beneficiam-se do aleitamento materno exclusivo.E a média, geralmente, é de apenas 54 dias de amamentação por criança. Estes números,são as evidências das quais precisamos para entender a urgência da necessidade de participação e colaboração de todos em prol do aleitamento materno.

No município de Ipu, diversas equipes que fazem o Programa Saúde da Família - PSF's realizaram ações voltadas para essa temática. Amamentação, cuidados com os recém-nascidos, vacinação e até arboviroses foram temas debatidos nos grupos de gestantes que são acompanhados pela saúde pública de Ipu.

Fonte: ASARIAS ARAÚJO
Compartilhar no G+