Ipu (CE): Secretaria de Saúde divulga os números do mês de outubro na Atenção Básica


Secretaria de Saúde que têm à frente Dr Glaidson Martins divulga os números do mês de Outubro na Atenção Básica.

A secretaria Municipal de Saúde de Ipu torna público relatório de atendimento realizado no mês de Outubro referente a Atenção Básica no que tange aos atendimentos dos médicos, enfermeiros e dentistas que fazem o Programa Saúde da Família.

ATENDIMENTOS

Os profissionais que fazem a odontologia na Atenção Básica atenderam 1021;

Os Médicos atenderam 2705;

Os enfermeiros atenderam 3116;

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE À ATENÇÃO BÁSICA 




A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

No Brasil, há diversos programas governamentais relacionados à atenção básica, sendo um deles a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas UBSs.

A atenção básica também envolve outras iniciativas, como: as Equipes de Consultórios de Rua, que atendem pessoas em situação de rua; o Programa Melhor em Casa, de atendimento domiciliar; o Programa Brasil Sorridente, de saúde bucal; o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que busca alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades etc.

Fonte: ASARIAS ARAÚJO
Compartilhar no G+