'Piscina de lixo' se forma à beira da Praia de Iracema, em Fortaleza


Água misturada a lixo deve ser evitada por banhistas, alerta prefeitura.

Uma "piscina" de água e lixo se formou à beira da Praia de Iracema, ao lado da Rua João Cordeiro, em Fortaleza. A poluição foi percebida na segunda-feira (16), quando um agente da empresa Ecofor Ambiental iniciou a retirada dos materiais poluentes.

A poluição ocorre no trecho da Praia de Iracema conhecido como Praia dos Crush, um dos pontos do litoral de Fortaleza mais visitados por turistas e a população local. A orientação é que a água seja evitada por banhistas.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a "piscina" se formou devido às rápidas chuvas ocorridas na capital cearense nos últimos dias, além do avanço da maré no local. Quando o mar recua, deixa uma poça e lixos jogados na praia por banhistas.

Limpeza da região

Segundo a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), há uma limpeza cotidiana na região. O órgão informou por nota que a coloração da água "pode ser decorrente de resíduos carreados pela água da chuva, escoados pela galeria pluvial no local".

O órgão também alertou sobre a conscientização da população para não poluir as ruas ou os recursos hídricos. "O ponto mencionado é monitorado regularmente pela Agefis e os fiscais realizam a verificação visual da situação."

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informou, por nota, que o procedimento de retirada do lixo é feito regularmente para evitar que o material sólido encontrado na "piscina" retorne ao mar ou obstrua galerias de esgoto.

Fonte: G1
Compartilhar no G+