Ipu (CE): Escola Auton Aragão teve maior crescimento no Spaece 2019 dentre todas as escolas do Ceará


A centenária escola estadual de Ensino Médio Auton Aragão, localizada no centro de Ipu (CE), foi destaque na última edição do SPAECE, realizada no ano passado (2019). Obteve o maior crescimento em Matemática dentre todas as escolas do Estado do Ceará, elevando sua proficiência, nesta disciplina, em 69,8%. Foi destaque também em Português, crescendo, nesta área, 34,5 %.

Em solenidade na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), no último dia 15, a escola foi homenageada pelo grande avanço obtido. Para o Diretor, Paulo César Martins Torres (foto), o crescimento já era esperado, uma vez que o núcleo gestor e a comunidade escolar (professores, funcionários) têm realizado um trabalho em equipe no sentido de melhorar a aprendizagem dos alunos. O mais importante, no entanto, disse, “é o crescimento com equidade”, respeitando as diferenças. A surpresa, para ele, foi a escola ter liderado o crescimento no Estado. Destacou a continuidade de um trabalho sério, de uma equipe coesa e comprometida com a educação. Prêmio do programa aprender pra valer Em 2016 a escola já havia recebido prêmio do Programa Aprender pra Valer, por seu desempenho na consolidação de competências avançadas de leitura e de raciocínio lógico-matemático, nos resultados do SPAECE (2015), dentre outros critérios de avaliação do programa. 



Aprender pra valer é outro programa do governo do Estado do Ceará que tem por finalidade a elevação do desempenho acadêmico dos alunos do Ensino Médio, com vistas à aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano, bem como a articulação deste nível de ensino com a educação profissional e tecnológica. Aquele resultado havia colocado a escola Auton Aragão como o 3º melhor estabelecimento de ensino secundário, em aprendizagem, entre as 575 escolas estaduais do Estado.

Os resultados dos alunos da escola Auton Aragão a consolidam como estabelecimento de referência na educação secundária na cidade de Ipu e no Estado do Ceará.

Sobre o SPAECE

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) é uma avaliação externa em larga escala que mede as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. Foi implementado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Educação (SEDUC). Atualmente tem o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado.

Realizada de forma censitária e universal, abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes (eventualmente com itens elaborados pelos professores da rede pública), tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores. Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou em 2007 a sua abrangência, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária.

Com informações e fonte: Prof. Antonio Vitorino via Ipu Notícias

Compartilhar no G+