Campanha de vacinação 'drive-thru' contra gripe vai ser retomada neste fim de semana em Fortaleza

Vacina drive thru no shopping RioMar no feriado da Data Magna, dia 25 — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Vacina volta aos postos na segunda (30). No sábado e domingo, idosos a partir de 60 anos podem se vacinar sem sair do carro no estacionamento de seis shoppings da capital.

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1, H3N2 e influenza b vai retomada neste fim de semana em Fortaleza no modelo "drive-thru", segundo divulgou a Prefeitura de Fortaleza divulgada nesta sexta-feira (27). No sábado (28) e no domingo (29), a vacina será disponibilizada no estacionamento dos shoppings Riomar Papicu, Riomar Kennedy, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, Via Sul e Iguatemi. O público-alvo é o mesmo: pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde.

Somente a partir de segunda-feira (30) é que a vacinação estará disponível nos 113 postos de saúde e nas 200 escolas municipais selecionadas. A descentralização tem como objetivo atender idosos de 60 a 79 anos, evitando que eles fiquem em aglomerações.

Drive vacina

O Drive Vacina é um serviço que permite a aplicação da vacina sem a necessidade da população sair do veículo em seis shoppings de Fortaleza. Cada ponto contará com uma equipe de 10 profissionais, dentre eles enfermeiros e técnicos.

Na primeira etapa da campanha, o esquema especial de imunização atendeu 11.180 pessoas na faixa etária prioritária. “Os idosos não precisam sair do carro para receber a vacina, apenas baixar o vidro, e isso permite que eles fiquem protegidos dentro do carro, sem aglomeração, com ar-condicionado”, explicou a técnica de imunização Renata Dias, da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Cadastro para vacina domiciliar

A Prefeitura de Fortaleza informou nesta sexta-feira que tem um novo canal, para o cadastro de vacinas da gripe (H1N1; H2N3; influenza b) em domicílio, atendimento disponibilizado para idosos com mais de 80 anos ou de 60 a 79 anos que estejam acamados.

No endereço eletrônico é possível solicitar a vacina domiciliar e consultar as rotas diárias das equipes da Prefeitura, compostas por enfermeiro e técnico de enfermagem.

"Se a sua rua não aparecer ainda no sistema, não se preocupe. Garantimos que todos serão vacinados e que os pedidos estão sendo registrados. Pedimos a compreensão dos cidadãos em relação à logística que esse tipo de ação demanda. A meta é vacinar esse grupo até 16 de abril. Estamos empenhando todo o nosso esforço em minimizar a espera pelo atendimento”, explicou a secretária da saúde, Joana Maciel

Fonte: G1 Ceará
Compartilhar no G+