Ceará permanece com 6 casos suspeitos do novo coronavírus, diz Ministério da Saúde


Ministério atualizou os números de suspeitas da doença na tarde desta segunda-feira (2).

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (2) que o Ceará permanece com seis casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus. Outras seis ocorrências foram descartadas no estado. No Brasil, há duas pessoas já confirmadas com o vírus, enquanto outras 433 pessoas estão com suspeita da doença e 162 tiveram a possibilidade do vírus descartada.

Desde sexta-feira (28), contabilizava-se seis casos suspeitos no Ceará e 182 em todo o Brasil, depois de serem descartadas 71 suspeitas de coronavírus. O país possui dois registros confirmados da doença, ambos no estado de São Paulo

O secretário nacional de vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, esclareceu que o uso de álcool em gel, com concentração 70%, é um dos métodos ideais para evitar a contaminação, além de manter o hábito de lavar as mãos com água e sabão.

Caso confirmado no Brasil

O único paciente com confirmação de que está com o Covid-19 chegou ao país vindo da Itália. Ele estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas que tiveram contato com ele em observação.




Dicas de Prevenção

Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Não compartilhar objetos de uso pessoal;

Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Fonte: G1 Ceará
Compartilhar no G+