Ceará tem 164 pessoas com o novo coronavírus


Novo levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (23).

O número de casos confirmados de pacientes com coronavírus no Ceará subiu para 164 de acordo com novo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (23) pela secretaria estadual da Saúde. A quantidade de casos suspeitos e os descartados não são mais divulgados.

Os infectados pelo novo vírus estão concentrados em Fortaleza, com 151 casos. As demais ocorrências estão distribuídas entre Aquiraz (6), Sobral (3), Fortim (1) e Juazeiro do Norte (1). Outros dois casos são de residentes de outros estados, sendo um da capital de São Paulo e outro de Uberlândia, em Minas Gerais.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 16h00 desta segunda-feira (23), 1.646 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 22 em São Paulo e três no Rio de Janeiro.

Hospital no PV

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou nesta segunda-feira (23) a construção de um hospital de 3,5 mil m² dentro do Estádio Presidente Vargas, no Bairro Benfica. A nova unidade de saúde contará com 17 enfermarias com 12 leitos - total de 204 leitos - para receber pacientes diagnosticados com a Covid-19. A estrutura do hospital já começou a ser montada na tarde desta segunda (23).

Vacinação contra gripe

O Shopping Iguatemi, North Shopping Fortaleza e Jóquei, o Via Sul e o RioMar Kennedy e Papicu vão ser locais para vacinação contra a gripe, além do estacionamento da Universidade de Fortaleza. Escolas da rede municipal também serão integradas à campanha, conforme anúncio feito nesta segunda-feira (23) pela secretária municipal de Saúde, Joana Maciel. Além disso, pessoas com mais de 80 anos receberão a vacina em casa.

A vacinação nestes lugares ocorrerá na quarta-feira (25) e durante o fim de semana em um espécie de a vacinação ocorrerá na quarta-feira (25) e durante o fim de semana

De acordo com a secretária, os espaços serão usados para evitar aglomerações, que podem contribuir para a transmissão do novo coronavírus. A campanha tem como foco, durante esta primeira fase, o grupo envolvendo idosos e profissionais de saúde.

"O Influenza também causa doenças graves e é muito importante que você, que tem mais de 60 anos, se vacine. Outra questão é que também é importante que você não tenha doenças causadas por outros vírus para que não seja confundido com a Covid-19", disse Joana.

Transmissão comunitária O Estado do Ceará já registra caso de transmissão comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do secretário de Saúde, Dr. Cabeto. A transmissão comunitária - quando o contágio da doença está ocorrendo dentro do próprio estado - aumenta a necessidade de isolamento social. "Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social", ressaltou Cabeto.

Medidas do governo do Ceará

Veja as medidas anunciadas pelo governo do estado contra proliferação do novo coronavírus no Ceará de 16 de março a 22 de março:

  • Decreto de situação de emergência na saúde pública; 
  • Aulas suspensas em escolas e universidades públicas por 15 dias; 
  • Proibição de eventos com mais de 100 pessoas; 
  • Compra de mais de 10 mil kits para diagnosticar os casos de Covid-19; 
  • Destinação de 200 leitos para enfermaria e 30 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para atender aos pacientes; 
  • Compra de 600 UTIs e equipamentos de proteção para os profissionais da saúde; 
  • Isolamento social; 
  • Suspensão por 10 dias do funcionamento de bares, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de ginástica, feiras livres, lojas que prestem serviço de natureza privada, galerias e centros comerciais (liberados os serviços de entrega por aplicativo). As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes; Interrupção do funcionamento do metrô em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21); 
  • Fim das viagens intermunicipais, a partir da 0h de segunda-feira (23); 
  • Prorrogação do ponto facultativo para os servidores públicos do estado até sexta-feira (27); 
  • Barreiras nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização sanitária; 
  • Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de março, exceto a produção de itens essenciais; 
  • Suspensão por 90 dias (abril, maio e junho) da cobrança de água para consumidores de baixa renda; 
  • Suspensão por 90 dias da cobrança da tarifa de contingência; 
  • Lançamento de edital para artistas, que farão apresentações on-line;
  • Inspeção de passageiros que chegam pelo aeroporto de Fortlaeza.

Fonte: G1
Compartilhar no G+