Explosões assustam moradores de Juazeiro do Norte, que relatam rachaduras em residências

Após as explosões, uma nuvem de fumaça foi vista próximo a um loteamento — Foto: Arquivo pessoal

Segundo moradores, as explosões aconteceram em um terreno usado para atividade de exploração de rocha. Bombeiros encontraram vestígios de dinamite.

Moradores relataram ter ouvido o barulho de diversas explosões em um loteamento na noite desta segunda-feira (9), na localidade de Três Marias, em Juazeiro do Norte, no Ceará. A suspeita é de que os estrondos foram provocados por alguma atividade de exploração de rochas.

Ainda segundo moradores da região, outros abalos teriam ocorrido no sábado (8). As explosões estariam causando tremores e provocando danos estruturais nas residências. "A gente foi informado que estão perfurando 50 metros e colocando a bomba para poder dar essa explosão, e pessoas tendo as casas rachadas. É inadmissível", reclamou a comerciante Giseuda Soares.

O reciclador Gilvan Pereira relata que, dentre as consequências das explosões, diversas rachaduras foram provocadas nas paredes

Já a dona de casa Vanderlânia Fernandes teve um ferimento no ombro depois que parte do forro da casa veio abaixo.

Vestígios de dinamite

De acordo com o sargento Aires Alexandre, da Polícia Militar Ambiental, os agentes foram acionados pelos moradores para a ocorrência de abalos na região. Chegando ao local, vestígios de dinamites foram encontrados na área. "Usaram de maneira excessiva, o que causou esse impacto que foi praticamente sentido em toda a cidade", relatou.

Após ser feita uma varredura na área, homens do Corpo de Bombeiros informaram ter encontrado estilhaços de pedras e cheiro de materiais queimados. "Fizemos buscas no local para tentar encontrar alguém que estivesse ferido, mas nada foi achado, além de alguns maquinários. Devemos retornar nesta terça-feira para ver que tipo de atividade está sendo feita aqui para decidirmos outras medidas podem ser tomadas", informou o capitão Artur Graça.

O Corpo de Bombeiros alerta que, para haver exploração de rochas, a empresa precisa de, no mínimo, uma licença ambiental e de uma autorização do Exército Brasileiro para o uso de explosivos.

Fonte: G1 Ceará
Compartilhar no G+