Câmara Municipal autoriza antecipação de feriados em Fortaleza para aumentar isolamento social


Pelo projeto de lei, os feriados de Nossa Senhora de Assunção e de Corpus Christi serão transferidos para quarta (27) e quinta (28) desta semana

A Câmara Municipal autorizou a Prefeitura, nesta terça-feira (26), a antecipar feriados em Fortaleza. De acordo com o projeto de lei, os feriados de Nossa Senhora de Assunção e de Corpus Christi serão transferidos para quarta (27) e quinta (28) desta semana. A proposta foi aprovada por 30 votos a favor e seis contra.

O texto foi enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal, na última segunda-feira (25), e aprovado em regime de urgência, durante sessão virtual.

Votaram contra o projeto de lei os vereadores: Jorge Pinheiro (PSDB), Plácido Filho (PSDB), Priscila Costa (PSC), Sargento Reginauro (Pros), Julierme Sena (Pros) e Dummar Ribeiro (PL).



Isolamento

Na proposta, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) afirma que o objetivo da antecipação dos feriados é estender um período de maior adesão ao isolamento social.

"É notório que em finais de semana, especialmente aos domingos, a tendência de aumento da taxa de isolamento seja maior, o que também se repete nos feriados. Desse modo, ao antecipar ditos feriados espera-se atingir índices maiores de isolamento".

Na semana passada, São Paulo também antecipou feriados - de Corpus Christi e da Consciência Negra - visando aumentar o isolamento social na capital paulista.

Vereadores que votaram contra a antecipação dos feriados em Fortaleza justificaram que eventos religiosos, como a Caminhada com Maria, que ocorre no feriado de Nossa Senhora de Assunção - 15 de agosto -, serão prejudicados, assim como as atividades econômicas.



Covid-19

Fortaleza é o epicentro do novo coronavírus no Estado, com 20.146 infectados (55,6% dos casos da doença). No último balaço divulgado pela Secretaria de Saúde, o Ceará contabiliza 2.493 mortes por Covid-19.

O decreto que determina o isolamento social mais rígido no Estado, o "lockdown", foi renovado, na semana passada, pelo governador Camilo Santana (PT) até o próximo dia 31 de maio. O prefeito Roberto Cláudio participou do anúncio ao lado do governador.

Fonte: G1
Compartilhar no G+