Eleições 2022: conheça os principais candidatos à presidência do Brasil

vote
April 25, 2022 0 Comments

Este ano, o Brasil decide nas urnas quem será o novo chefe de Estado do país. No dia 02 de outubro, todos os brasileiros com mais de 18 anos são convocados a dar o seu voto indicando, entre outros cargos, quem é a sua escolha para presidente.

Quem são os atuais candidatos?

Até o presente momento, contamos com 12 pré-candidatos à presidência. São eles:

  • Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (atual presidente do Brasil);
  • Lula, do Partido dos Trabalhadores;
  • Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista;
  • Simone Tebet, do Movimento Democrático Brasileiro;
  • Luciano Bivar, do União Brasil;
  • Luiz Felipe d’Ávila, do Partido Novo;
  • André Janones, do Avante;
  • Leonardo Péricles, da Unidade Popular;
  • Pablo Marçal, do Pros;
  • Vera Lúcia, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado;
  • Sofia Manzano, do Partido Comunista Brasileiro;
  • Eymael, da Democracia Cristã.

Mas este número ainda pode mudar. Os partidos possuem o prazo de até 15 de agosto para cadastrarem os seus interessados para a disputa.

Os cinco favoritos para o cargo

A seguir, selecionamos os 5 principais candidatos (até o momento) para que você possa conhecer um pouco mais da trajetória até aqui, ideais e propostas. Acompanhe!

Jair Bolsonaro

Filiado ao PL desde novembro de 2021, para fins de disputar a presidência de 2022, Bolsonaro é o atual presidente do Brasil, no cargo desde 2018. Ele seguiu carreira militar chegando ao título de capitão. Em 1988, passou a dedicar-se à política, quando acabou por concorrer e se eleger como vereador. Tornou-se deputado federal em 1990 e assim permaneceu até alcançar a presidência. Jair é o primeiro militar eleito à presidência desde 1945 e tenta, neste ano, levar também o título da reeleição.

Lula

Luiz Inácio Lula da Silva já foi presidente e também já contou com uma reeleição. Lula, hoje, é o embate direto do presidente Jair Bolsonaro, travando a maior disputa entre os atuais candidatos. Seu período no comando do país foi de 2003 a 2010 e, alguns anos depois, mais precisamente em 2018, teve o seu direito de candidatura impedido por conta de uma prisão. Em 2021, o político teve as suas condenações anuladas pelo STF, o que resultou em uma nova possibilidade de candidatura. É o direito que ele exerce nas eleições para presidente deste ano.

Ciro Gomes

Ciro tem uma história antiga na política. Já foi governador, ministro da Fazenda (no governo Itamar) e também da Integração Nacional (no governo Lula). Em 2022, ele disputará a sua quarta eleição para a presidência, sendo as anteriores em 1998, 2002 e 2018. Ciro Gomes está entre os 5 nomes mais citados até o momento, dentre os conhecidos para o cargo.

Simone Tebet

Tebet faz sua estreia na disputa presidencial, mas já conta com um histórico na política. Advogada, ela já foi deputada estadual, prefeita e vice-governadora (Mato Grosso do Sul). Teve participação no Senado, na CPI da Pandemia e presidiu a Comissão de Constituição de Justiça. Sua candidatura é vista como uma intenção de perfurar a bolha criada na disputa direta que se criou entre Bolsonaro e Lula.

Luciano Bivar

Também bacharel em Direito, Bivar é um empresário com origem no esporte. Foi presidente do Sport Clube do Recife, time de futebol, e também de uma corretora de seguros. Sua vida política inclui uma larga carreira como deputado federal, a presidência por 20 anos do seu antigo partido PSL e do agora União Brasil. A candidatura de 2022 é a sua primeira para a presidência do Brasil.

Sobre as eleições de 2022

As eleições de 2022

As eleições deste ano elegem Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Com essa quantidade de cargos, vale lembrar que as “colinhas” diante da urna são aceitas e até mesmo aconselháveis.

Informar-se sobre os candidatos para cada cargo, entender quais são as propostas e, principalmente, fazer do seu voto uma extensão das suas ideias e opiniões é a real intenção de ele ser individual e secreto.

Já é sabido por todos, mas nunca é demais lembrar, que comprar voto é crime. O seu voto é muito valioso, portanto, não o venda por dinheiro ou favor algum. Exerça o seu direito de cidadania na hora de escolher os representantes que irão dirigir o nosso país. Lembre-se que é a escolha de todos juntos que irá determinar como será a vida de toda a população nos próximos quatro anos. Portanto, decida com responsabilidade!